TRANSTORNO DO ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO
- Claumir Gomes
- 7 de dez. de 2021
- 1 min de leitura
O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) é um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando se recorda do fato, ele revive o episódio, como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.
Aproximadamente entre 15% e 20% das pessoas que, de alguma forma, estiveram envolvidas em casos de violência urbana, agressão física, abuso sexual, terrorismo, tortura, assalto, sequestro, acidentes, guerra, catástrofes naturais ou provocadas, desenvolvem esse tipo de transtorno. No entanto, a maioria só procura ajuda dois anos depois das primeiras crises.
Sintomas
As consequências do transtorno de estresse pós-traumático costumam afetar desde a mente, o comportamento e a cognição da pessoa. Os sintomas mais recorrentes desse distúrbio são:
Ataque de pânico;
perda de interesse em atividades que, anteriormente, eram prazerosas;
agitação e sofrimento emocional, apresentando raiva, agressão, solidão, nervosismo ou desesperança;
comportamento destrutivo, como automutilação, por exemplo;
hipervigilância, como tentativa de antecipar algum perigo;
problemas com o sono, como insônia, terror noturno, pesadelos ou privação de sono;
estresse elevado;
pensamentos indesejados e potencialmente suicidas;
alucinações;
depressão;
ansiedade grave
Em vista disso, a psicoterapia pode melhorar as reações do paciente em relação ao seu medo. Se necessário, o paciente é encaminhado ao médico.
#depressaoposparto #depressãonãoédrama #depressãonãoéfaltadedeus #depressaonaoefraqueza #depressãonãoéfaltadefé #procureajuda #procureajudaprofissional #psicologia #possoajudar #naoseentregue #ansiedadenãoéfrescura #ansiedadegeneralizada #terapiacognitivocomportamental #psicoterapiaonline #psicólogo #apoioasaudemental #terapiaonline #postraumatico
Comentários